top of page

23, 24 e 25 de novembro de 2023!
Evento presencial e online

Prazos:
19/11 - inscrição com trabalho (prorrogado!)
20/11 - inscrição ouvinte

Inscrição no link: evento!

Apresentação

O "II Colóquio Psicanálise, Sociedade e Cultura: a Psicanálise e as Ciências no século XXI”, que ocorrerá no Instituto Távola de Formação e Pesquisa em Psicanálise – Espaço Pelotas e no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2023, ocorrerá de forma híbrida, presencial e online, com 2 modalidades: apresentação de trabalhos e ouvintes.
A apresentação de trabalhos no formato presencial se dará no Instituto Távola Espaço Pelotas/RS.

Programação


23 DE NOVEMBRO – Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

18H45 - Palestra: Psicanálise e Estudos de Gênero (Dr. Jacob Biziak – Docente do IFSP e UNESP, Analista Didata no Instituto Távola Pelotas)

20h00 – Mesa-Redonda: Psicanálise e suas interfaces ( Ângelo Leite, Fábio Ribeiro e Ritiele Coitinho – Psicanalistas em Formação no Instituto Távola Pelotas)

24 DE NOVEMBRO – Instituto Távola Pelotas

13H – Apresentação de comunicações online

14H40 – COFFEE BREAK

15H – Apresentação de comunicações – Presencial

18H – Intervalo

19H – Mesa-Redonda: A Psicanálise em diálogo: Psicologia, Psiquiatria e Direito

  • Cynthia Luz Yurgel – Psicóloga,  docente e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera/Pelotas;

  • Diego Mello – Médico Psiquiatra/UFPel e docente no Instituto Távola Pelotas;

  • Rodrigo Santos de Oliveira – Historiador e Bacharel em Direito, professor da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

 

21H – COQUETEL DE LANÇAMENTO DE LIVROS

 

25 DE NOVEMBRO – Instituto Távola Pelotas

 

10H – Mini-curso: De Freud a Contemporaneidade: por que a Psicanálise, ainda? (Dra. Michelle Vasconcelos – Psicanalista e coordenadora do Instituto Távola Espaço Pelotas)

 

13H – ALMOÇO DE ENCERRAMENTO (por adesão).

Inscrições e modalidades de participação

 Informações Gerais:
 

1. Modalidade de participação:

- Ouvintes (vagas limitadas): modalidade online e presencial.

- Apresentação de trabalhos (vagas limitadas): modalidade online e presencial.

As propostas de trabalho devem estar inseridas dentro do campo teórico e/ou clínico da Psicanálise. Serão bem-vindas propostas que promovam o diálogo interdisciplinar da Psicanálise com as diversas áreas do conhecimento, estudos teóricos e ou estudos de casos clínicos.;

Quem pode participar?

* Alunos de Graduação e pós-graduação nas Ciências Humanas ou Sociais;

* Profissionais das diversas área das Ciências Humanas e Sociais, da área da Saúde e Saúde Mental;

* Aspirantes a Psicanalistas e Psicanalistas.

2. Inscrições:

São Gratuitas e mediante preenchimento do formulário no link: inscrição

3. Envio de proposta de trabalho (inscrição para apresentação):

Para Inscrição, é necessário envio de resumo no seguinte formato: O resumo deve conter título, nome do apresentador, filiação e texto entre 10 e 20 linhas. (somente para a modalidade apresentação de trabalho). Será anexado na ficha de inscrição.

5. Envio do trabalho/comunicação completo:

As informações sobre envio do trabalho completo (para modalidade apresentação de trabalho) será enviada por e-mail. Os trabalhos completos serão publicados em Anais mediante avaliação e aprovação dos pares. A data de envio do trabalho completo será 15 de março de 2024.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Proposta:


O modelo médico moderno baseia-se na divisão cartesiana corpo e alma, a qual compreende o corpo como uma máquina, cujo funcionamento independe de um psiquismo. Esse modelo médico organicista compreende a doença a partir de uma lesão/alteração orgânica, que passou a níveis cada vez menores, como o celular, aumentando cada vez mais a distância entre médico e paciente. Foi ainda no século XIX, com esse modelo médico, que fenômenos como a Histeria e a Esquizofrenia, por exemplo, não encontram lugar na Medicina Moderna e nos adoecimentos orgânicos.  Na busca por compreensão desses tipos de sofrimentos que fugiam à explicação médica, o médico austríaco Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise, enquanto campo teórico, técnico e metodológico. Desenvolvida a partir dos “Estudos sobre a Histeria” (1895) de Joseph Breuer e Sigmund Freud, a Psicanálise deve ser compreendida sobretudo como um fato cultural e social, originário do impasse encontrado pelas Ciências médicas modernas em lidar com formas de sofrimento que escapavam ao orgânico e que denunciavam a urgência da compreensão do funcionamento psíquico e da visão integral humana. No alvorecer do Século XX, Sigmund Freud inaugura a sua metapsicologia, um projeto científico em que reúne conhecimentos da Medicina, mas encontra na Sociologia, Filosofia, História, Literatura, e outros campos das Ciências Humanas, arcabouço para suas teorias e técnicas.

De lá para cá, a Psicanálise vem cada vez mais ganhando espaço entre as diversas áreas do conhecimento e os diversos modelos científicos, muitos dos quais, não só questionam o modelo moderno científico das ciências naturais do século XVII, mas expõem a ineficácia deste para o estudo e compreensão das subjetividades humanas. Conforme o Psicanalista e Doutor em Filosofia Renato Mezan, a psicanálise possui um corpo teórico amplo a ponto de torná-la um instrumento para o conhecimento do mundo - e não só da psique individual. Por suas características, é uma ciência humana: depende de fatores extracientíficos - sociais e culturais - para se constituir, ampliar-se e estabelecer trocas com as outras ciências.Neste sentido, o presente evento tem como objetivo promover um debate interdisciplinar entre profissionais das mais diversas áreas, como História, Sociologia, Psicologia, Ciências da Saúde, Educação Letras, Literatura, Antropologia, Direito, etc, Psicanalistas ou não, sobre as interfaces da Psicanálise com as diversas áreas das Ciências, no plural. O “II Colóquio Psicanálise, Sociedade e Cultura: a Psicanálise e as Ciências no século XXI”, ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2023 na Universidade Federal do Rio Grande e No instituto Távola de Formação e Pesquisa em Psicanálise.

Contato

(53) 991379500

bottom of page